Beef entre FS e Projecto X: Big Nelo põe ordem no circo

Beef entre FS e Projecto X: Big Nelo põe ordem no circo

20
34858
14
Sexta-feira, 28 Abril 2017
Noticias

O eco e as provocações a volta do atrito entre o Projecto X e a Força Suprema tem ganho cada vez mais força desde o lançamento do EP do grupo da Linha de Sintra intitulado “Caveira”. Big Nelo não escapou às linhas de NGA e claramente está do lado do Projecto X na qualidade de agente do grupo. O risco de o confronto sair das palavras é eminente, mas Big Nelo garante que está tranquilo, que isso não vai acontecer. Sobre as indirectas nas músicas, o CEO da B26 diz não estar igualmente preocupado e que desde que fique pela música é pacífico. Para ele, o mais importante é entreter o público e não se fixar apenas em Beef’s. Foi isso mesmo que abordou com os dois grupos. Siga a entrevista exclusiva que Big Nelo concedeu a Rádio Sem Anestesia.

 

Como é que a produtora B26 e o Big Nelo em particular tem encarado o beef entre o Projecto X e a Força Suprema?

Isso faz parte. Para quem faz hip-hop e está habituado às batalhas e beef’s isto é uma coisa natural. Aliás, SSP também vem dos grandes beef’s com a GC unit. Penso que quem está envolvido no hip-hop e manda pushilines deve estar preparado para receber pushilines, isso é assim. Quem está na guerra não pode estar a espera de flores. Eu, enquanto CEO da B26, encaro isso na boa. Estou a olhar para a coisa como música, objectivos, etc. Entre os rappers vai surgir sempre aquela coisa de um achar que é melhor que o outro, isso sempre foi assim e sempre será.

O Big Nelo incentiva esse confronto verbal?

Não é uma questão de incentivar. O rap em si sempre teve esse lado do egocentrismo, quem conhece hip-hop sabe. Qualquer rapper que faz uma rima pela primeira vez já diz que é o melhor. SSP também cantava que era o melhor e outros grupos que nem sequer tinham feito um terço do que o SSP fez também cantavam que eram os melhores. Depois as pessoas tem de ter bem os pés assentes no chão e saberem para onde querem ir porque depois do beef, no fim do dia, o público quer ouvir música, o público quer entretenimento e só o beef não sustenta nada. Daí para frente tem de haver mais do que isso porque o beef as pessoas esquecem depois de uma ou duas semanas. Depois disso tem de haver música e estratégias de marketing, etc. não adianta só fazer música de beef se não tiveres uma estratégia.

Leia também:  Digital Music junta artista do Sumbe num disco

Então podemos dizer que esse alvoroço todo, no final das contas, é para entreter o público e fazer dinheiro?

O hip-hop sempre teve isso de os artistas mandarem pushilines e entreterem o público. Eu acho que desde que fique na música não há problemas. Quantas pessoas mandaram pushilnes para o Big Nelo e hoje trabalham comigo ou participo em suas músicas? Acho que as pessoas não devem levar isso muito a peito. Muitos fãs levam isso muito a peito, acho que isso é entretenimento e no fim do dia isso acaba por passar. Temos de olhar pela música, para a mensagem. Acho que não existe um disco de rap em que não se pode encontrar um beef, tem de haver uma linha para alguém, isso faz parte da cultura hip-hop. Eu tenho dito que o que conta é a musicalidade porque o público ouve beef mais o que ele mais espera é música. Para tu teres 15 ou 20 concertos tens de ter muito mais do que beef e muitos artistas ficam estagnados nisso e não conseguem fazer o step up.

Nesta semana o Beef entre a Força Suprema e o Projecto X subiu de tom e há tendências disso extravasar o contexto musical. Isso não preocupa o Big Nelo?

Eu enquanto artista não posso proibir as pessoas ou suprimir o seu lado de inspiração ou composição, desde que fique na música, repito. Tanto a Força Suprema como o Projecto X, neste sentido, eles já perceberam. Tive a oportunidade de conversas com eles e reiterei isso mesmo: façam música, mandem pushilines desde que fique na música é pacífico.

E se, de facto, passar da música Big Nelo pretende fazer alguma coisa?

Não vai chegar a esse ponto.

Leia também:  Conhecidos primeiros finalistas do concurso XTra Live

 

14 Comments

  1. JUNIOR @MOZ says:

    E estranho isso. entao, paz ai pha !!!

  2. Kyber do Shine says:

    É preciso mesmo um frente a frente…

  3. Franca Santoro lupossa says:

    Palavras de mais velho, assim é que se diz Mota força.

  4. Augusto says:

    Isso é uma loucura mas velhos de destaque a comerem beffs de coelhos com virilhas voltadas ao ar

  5. Mais velho é mais velho.
    Respeito e consideração sem data de expiração…
    Parabens pela entrevista e viva o Hip Hop nacional.

  6. Joel says:

    Como pode alguém (se for racional) achar que um confronto entre seres humanos onde envolve ofensas verbais é algo Pacífico? Não estaria a usar a razão nem a racionalidade à fim de sua consciência pensar de tal modo.

  7. J Silva says:

    Tudo bem dito, palavras sábias vindo do CEO da B26. Isto que está acontecendo cá no nosso país entre o projeto x e a força suprema não é algo estranho. É como o Big já disse o hip-hop tem dessas coisas e quem conhece o rap sabe, e outra coisa os protagonistas no beef sabem muito bem que não podem passar disso. Porque nós sabemos o que aconteceu com os pesos pesados do hip-hop (2pac and Big Popa). Eles seguiram muito a midia e tiveram este resultado morte. Falando ainda sobre o beef, digo que isto é apenas uma fase sendo que a FS é o grupo do momento e para que ascendem-se o pódio eles tiveram que despertarem os leões adormecidos digo isso porque o hip-hop está adormecido em Angola 🇦🇴. Este foi o balão de oxigénio para dar vida ao hip hop, e a Lenda sabe disso. Para terminar deixo o meu apelo: que fiquem só pelo beef nada de ossos. Aquele abraço . Jordan do Alvalade

  8. Jacinto Watson says:

    O BIG JÁ DISSE TUDO: “Acho que as pessoas não devem levar isso muito a peito. Muitos fãs levam isso muito a peito, acho que isso é entretenimento e no fim do dia isso acaba por passar”.

  9. Assim é que seduz cota Big biff’s só nas musicas

  10. Big nelo o visionário, não é atoa que intitulaste-te como lenda!!!
    No rap o beef é sempre bem vindo, já era hora de desfazer essa irmandade no nosso game o rap estava muito amigavél. SALUTE para os principais mentores dos beef’s, bifam-se sempre que poderem mais não se esquecam de fazer a boa música.

  11. O big Nelo tambem faz parte do projecto x,não adianta se fingir do problema que no meio entre os dois grupos, você sabe perfeitamente do que está acontecendo,porque o Nga respondeu algumas direitas e o bicho te picou e te encomodou aí daí vem as suas lindas palavras,força suprema até morrer,você eis um empresário Falço estamos a dar na cara não tem como meu irmão são mesmo pai grande, foram linhas básicas do Nga o rrap lusofuno de todos os tempos não como fica parado Big Nelo não como mesmo você eis um reprodutor Falço e nada mais,apesar de eu ser teu fã mais de hoje em diante acho-te como um falço Big Nelo porcaria que você eis.

  12. Mário says:

    Que a música seja um vector de educação e não de proliferação de assuntos de cujo domínio a sociedade já tem (desacatos e obscenidade).

  13. Gilmar says:

    Mais velho.

  14. Cecília Pedro says:

    Waw Big Nelson, pai grande, o legado da lenda. Bem dito

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *